Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de junho de 2011

questionário para a prova


Dê um exemplo de contrato aleatório por natureza e um exemplo de contrato acidentalmente aleatório.

a promessa de compra e venda não registrada no Registro de Imóveis 
(RGI) é válida?

qual a diferença entre resolução e resilição?

explique a cláusula rebus sic stantibus.

o que é distrato?

qual a diferença entre resilição unilateral e direito de arrependimento?

problema: Caio vende seu automóvel para Tício , ficando acertado que o referido bem deveria ser entregue ao comprador no prazo de 30 dias. Antes da entrega do bem Caio morre. Pergunta-se:a)   Em razão da morte de Caio, estará o contrato extinto? Justifique.Dê a classificação jurídica deste contrato.

aponte uma diferença do direito de preferência entre os contratos de compra e venda e de locação.

o contrato de doação pode ser classificado como real ou consensual? Justifique.


problema: Carlos doou à Joana um determinado bem de seu patrimônio. Posteriormente a este fato, Joana casa-se com um sujeito desafeto de Carlos. Pergunta-se:
É possível a revogação desta doação?

problema: Carlos alugou seu imóvel para dois estudantes, Manoel e Joaquim. Em dado momento passaram a dever o aluguel do imóvel, motivo pelo qual o locador propõe uma ação de cobrança na totalidade da dívida  contra Manoel. Manoel defende-se alegando que só poderia ser cobrado pela metade da dívida uma vez que o imóvel também teria sido alugado para Joaquim. Alega invalidade contratual. Levando-se em conta que o contrato foi ajustado verbalmente e que o valor do aluguel foi ajustado em U$ (dólar americano) para pagamento em moeda nacional na data do vencimento. Manifeste-se sobre estes argumentos.

o que é denúncia vazia?

problema: Maria é proprietária de dois imóveis. Reside no primeiro e aluga o segundo à Timóteo.  O contrato de aluguel está ajustado para o prazo de 30 (trinta) meses. Após 6 (seis) meses da vigência do contrato, Maria perde sua casa após esta desabar. Após o desabamento de sua casa, Maria passa a morar em um abrigo público.  Pergunta-se:
Pode Maria pedir a retomada o imóvel alugado alegando necessidade para uso próprio?

problema: Tício emprestou para Mévio um trator, sem prazo de validade. Tício tem um outro trator para utilizar em sua fazenda, porém este trator quebrou.  Pergunta-se:
a)   Tício pode retomar imediatamente o trator emprestado à Mévio? Justifique.
b)   De que forma de contrato se trata e qual a sua classificação jurídica?

problema: Sônia pega emprestado com Mévio, R$ 1000,00. No dia acertado para a devolução da quantia, Sônia é assaltada, de forma que fica sem dinheiro para fazer a devolução. Mévio propõe ação de cobrança contra Sônia que defende-se alegando caso fortuito, de forma que está desobrigada à devolução.  Comente a alegação de Sônia.
existe promessa de doação?

o que é depósito necessário?

em Fiança, o que é o beneficio de ordem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário